top of page
  • Foto do escritor@camilaemparis

VIAJAR PARA PARIS EM DEZEMBRO: MUITO VINHO QUENTE PORQUE O INVERNO IS COMING

Atualizado: 23 de ago. de 2023

Se você está com medo de viajar em pleno inverno e acha que não vai dar para aproveitar quase nada, saiba que com as roupas certas e com muita disposição é possível tirar as suas férias dos sonhos em Paris.



Este é mais um mês transitório, onde o mês inicia no outono e a partir do dia 21 já entra no inverno. Sendo assim, Dezembro ainda apresenta uma temperatura agradável, deixando o extremo inverno para os meses de Janeiro e Fevereiro, e voltando a melhorar novamente em Março.


Nesse período os dias ficam mais curtos, amanhecendo perto das 8h20 e anoitecendo as 17h. São dias mais cinzas e nublados, e por conta do vento a sensação térmica acaba diminuindo ainda mais. No final do mês com a entrada do inverno, a gente consegue algumas manhãs mais bonitas de céu aberto, sol forte, mas com o mesmo friozinho de sempre.


O clima vai estar numa média de 10 graus, sendo mais frio no período da manhã perto dos 3 graus.


Pode acontecer algumas chuvas finas de neve nesse período. Esse é um fenomeno muito imprevisível e pode, ou não, acontecer, tudo depende de como estará a umidade do ar no ano da sua viagem. Essa tendência de nevar aumenta nos meses de Janeiro e Fevereiro por serem de extremo inverno.


Com o frio, as árvores já não possuem mais folhas e o cenário parisiense passa a ficar mais cinza por conta disso, mas no mês de Dezembro temos o mês mais iluminado do ano e vocês vão ver como vale a pena vim para Paris mesmo com todo esse friozinho.


CLIMA PARISIENSE


A cidade fica bem vazia de turistas no começo do mês, mas até próximo do Natal a cidade enche, pois muitas pessoas viajam até Paris para ver suas atrações iluminadas e decorações de Natal que acaba sendo uma das épocas mais lindas do ano.


Os franceses não fazem muita festa no período de Natal, mas eles saem bastante de casa para conhecer as atrações que a cidade propõe, principalmente para levar a criançada.


Uma coisa que é meio chatinho nesse período é o tira-e-põe das roupas, pois todos os estabelecimentos, locais públicos e apartamentos são muito bem equipados para o frio. Como é um período que a gente começa a andar com muita roupa fora de casa, quando entramos em qualquer lugar o clima já é bem quentinho e aconchegante. E lá vai você suar, passar calor, tirar várias camadas de roupa e ir procurando lugar para pendurar suas coisas. Preciso dizer para vocês que é assim mesmo que funciona!


Os grandes casacos, botas e tênis já costumam ficar pendurados perto da porta de saída das casas para facilitar a vida de todos, e nos restaurantes você pode deixar suas roupas na cadeira que for se sentar, mesmo se atrapalhar um pouco a passagem das pessoas.


O QUE APROVEITAR NESSE PERÍODO?


Tem muitos pontos positivos para visitar Paris em Dezembro, mesmo com o frio. Só de imaginar quantas decorações de Natal você tem para visitar por toda cidade, já vale muito a pena. Vou te contar quais locais você precisa colocar na sua lista de visitação nesse mês.


- Champs Elyssés: fica inteira iluminada desde o finzinho de Novembro até comecinho de Janeiro.

- Rue Montagne: uma travessa da Champs Elyssés, a rua também fica toda iluminada.

- Bercy Village: fica decorada desde a metade de Novembro até a metade de Janeiro.

- Place Vendôme: você encontra grandes árvores de Natal por toda praça.

- Galeries Lafayette: vitrines animadas e uma enorme decoração no seu interior que é de cair o queixo.

- Hôtel de Ville: grandes decorações iluminadas.

- La Samaritaine: nova galeria de lojas que começou a fazer lindas decorações de Natal.


Além dessas atrações você ainda não pode perder os Marchés de Noël, que são as famosas feirinhas de Natal com muitas comidas e artesanatos típicos da França. As feirinhas acontecem por toda cidade e ainda tem algumas que possuem atrações de diversão como roda gigante e pista de esqui.


- Torre Eiffel: bem aos pés da Dama de Ferro e na beira do Rio Sena você encontra uma feirinha com muitas guloseimas doces e salgadas para você conferir.

- Jardim des Tuileries: aqui além da gatronomia você encontra um parque de diversões completo com pista de esqui para toda família.

- Outros locais como Notre Dame, Les Halles e La Defénse também constumam abrir espaço para as feirinhas.


Essas são as principais e pode acontecer de mudar de ano em ano, então não deixem de me seguir no instagram, @camilaemparis, pois lá eu sempre falo onde e quando vai estar rolando tudo isso.



Experimente a gastronomia francesa nessas barraquinhas sem medo. Vale a pena pedir a tão famosa raclette, que é nada mais do que batata com queijo em cima, mas eu acho uma delícia. Os crepes são bem diferentes do saber que conhecemos e as galettes são "crepes salgados" muito gostosinhos de comer num lanche da tarde.


O clima friozinho pede um vinho quente que você só encontra nessa época do ano.


Tirando todo esse clima natalino da lista, os passeios de barco no inverno ainda continuam valendo a pena, pois eles se adaptam para o inverno com vidros e aquecimento, te proporcionando um passeio sem passar nenhum perrengue com o frio.


Já falei das pistas de patinação nas feirinhas, né? Porém, a que eu mais recomendo é a que eles instalam no Grand Palais e ainda fica aberta no dia 25 de Dezembro até as 2 da manhã.


Já passei o Natal na Disney por duas vezes e vale muito a pena! Além da decoração que é muito bonita, vai poder garantir muita diversão para qualquer pessoa que for.


O QUE LEVAR NA MALA?


Vale lembrar que cada ano é um ano, então as temperaturas podem oscilar. Indico você olhar a meteorologia mais ou menos uns 2 dias antes de você viajar, pois você consegue observar os próximos 15 dias a frente, diminuindo qualquer perrengue que vocês possam passar.


A sensação de frio vai depender de cada pessoa e do tipo de roupa você vai investir em trazer.


Como o inverno do Brasil é diferente do inverno da Europa, não vale muito o investimento em roupas novas para quem não viaja muito. A melhor dica que eu dou é pedir emprestado, pois as roupas que você vai precisar precisam ser de inverno mesmo e essas roupas geralmente não são muito usadas, o que também ajuda a economizar um pouco pra viagem.


Nesse período as roupas devem ser bem grossas, quentinhas, de preferência com tecido corta-vento. Um ótimo investimento é nas roupas chamadas "segunda-pele", cachecol, gorro e luva. A gente se incomoda muito com a luva, mas vale muito a pena investir em trazer uma boa, pois o inverno é bem rigoroso mesmo e pode até machucar a sua pele se deixar de usá-la.


Falando nisso, tragam creme, lick balm, tudo que possa hidratar sua pele. O tempo frio externo com o banho quente depois reseca bastante a pele.


Optem por calçados fechados, tênis que não são de tecido fino com muitos furinhos porque você vai passar frio nos pés com ele. Botas confortáveis e de pelinhos, são ótimos. Invistam em meias grossas, térmicas, meias-calça e qualquer roupa de baixo que possa te deixar quentinho.



Curta e compartilhe este post se você tiver gostado das dicas e não deixe de me seguir no instagram para saber tudo que está rolando na íntegra: @camilaemparis.


Espero que eu tenha te ajudado a arrumar sua mala rumo à cidade Luz!


Para um conteúdo mais completo, veja os vídeos na íntegra.




22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page