• @camilaemparis

VIAJAR PARA PARIS EM JANEIRO: CHOCOLATE QUENTE E FELIZ ANO NOVO!

Atualizado: 27 de fev.

Se você não gosta do frio, esse mês não deve estar nos planos da sua viagem a Paris. Preparem o casaco, gorro e luvas de frio porque só de ler esse post você vai sentir a sensação térmica desse mês tão gelado.



O extremo frio Europeu se estende pelo finalzinho de Dezembro, Janeiro e Fevereiro. Essas épocas são o ápice do inverno e se você não se sente bem no clima frio, não arrisque agendar sua viagem em nenhuma dessas épocas.


Marcado também por um clima bem seco e com poucas chuvas, o inverno francês tem uma média de temperatura de 8 a 3 graus, com sensações térmicas abaixo de zero.


Por conta disso é nessa época que a luz do sol é rara deixando os dias muito curtos. Para vocês terem uma noção os dias possuem aproximadamente 8 horas apenas, com o nascer do sol as 8h45 e o pôr do sol as 17h.

O cenário parisiense se torna muito cinza pela falta de folha nas árvores e até pela vestimenta dos parisienses ser de preferência o preto e o bege. Ao final desse post vou te contar o que você pode colocar na sua mala nessa época do ano, vamos lá?


CLIMA PARISIENSE


Muitas pessoas que visitam Paris durante o inverno geralmente voltam falando mal do humor francês. Por ser uma época de longa noite, é muito comum as taxas de depressão subirem, por toda Europa.


O sol é tão raro que é comum eles tomarem vitamina D assim que se inicia o outono, para o organismo suprir a falta de um solzinho.


Janeiro é baixa turística, então vocês vão encontrar muitas promoções de passagens, hotéis e agências. Além disso acontece os Soldes por toda Europa. Descontos reais de até 70%, sendo um momento de comprar até melhor que a Black Friday no final do ano. Os Soldes acontecem durante cinco semanas e os descontos, com o passar das semanas, vão aumentando, mas se você demorar muito pode ser que não encontre o seu tamanho certo. Então encontrou, leva!


Aproveitem porque é desconto real! Muitos franceses esperam os Soldes para fazer suas compras e renovar o armário, eles aproveitam mesmo.


O QUE APROVEITAR NESSE PERÍODO?

Falando de baixa turistica, este é o momento de visitar o seu museu favorito sem esbarrar em muita gente, as baixas temporadas são mais favoráveis para as atrações turísticas.


Se você acha que não pode aproveitar as atrações externas por conta do frio, saiba que têm muitos cafés lindos e legais que você pode fazer uma pausa e tomar um chocolate quente antes de continuar. Todos os estabelecimentos possuem um aquecedor externo que te deixa bem quentinho e aconchegado, assim você pode descansar vendo a vida parisiense passar na sua frente.


É sempre bom lembrar que as mesas que ficam nas calçadas são para fumantes. A gente ama sentar na parte externa para não perder um segundinho da nossa viagem, mas pode acontecer de alguém sentar ao seu lado com um cigarro na mão, e isso é super normal por aqui.


Quem vem no período de inverno tem que aproveitar as pistas de patinação que são bem legais. Geralmente eles são instalados no Grand Palais e nas feirinhas de inverno. Já venham preparados para levar um tombinho no gelo que vai ser diversão garantida.


Pode acontecer de alguma atração que você quer ver esteja fechada, seja um monumento ou um passeio, então verifique antes se estará funcionando normalmente nesse período.


Para comer, ter uma boa experiência gastronômica, você encontra vinho quente em alguns quiosques pela cidade. Procurem por raclete, que é um lanche de batata com queijo e vale muito a pena experimentar, além de crepes e galettes, que não tem nada a ver com o crepe que conhecemos. Experimente o sabor de Especuloos, você vai se surpreender.


COMO ACONTECE O REVEILLON?

Quando a gente fala de Reveillon a gente lembra de uma noite com shows, fogos de artifício e muita festa. Na Europa essa data é bem cultural, com muuuuuito menos festa do que estamos acostumados.


Foto: Jean-Baptiste Guliart / Ville de Paris


Os fogos de artifício é somente no Arco do Triunfo. As imagens que você vê da Torre Eiffel cheia de fogos, são do dia 14 de Julho, em um evento sobre a Queda da Bastilha. No dia da virada de ano a Torre Eiffel fica iluminada e piscando somente, e mesmo assim ainda não é a noite toda.


As pessoas vão passar a virada de ano na Champs Elyssés, que fica absurdamente lo-ta-da, mesmo com muito frio. As pessoas vão pra lá passar esse momento só para ver as projessões da contagem regressiva e o show de fogos, que dura bastante e é bem bonito.


E o que acontece depois dessa festa linda com os fogos? Nadinha. Todos pegam suas coisas e vão embora para suas casas. Existem restaurante, bares e baladas que celebram o Ano Novo, mas para esses locais, você precisa fazer uma reserva com bastante antecedência e desembolsar um valor um tanto quanto alto para começar o seu novo ano quentinho e aconchegado. Os transportes públicos funcionam normal e gratuitamente das 17h do dia 31 até as 12h do dia 01.


O QUE LEVAR NA MALA?


Já falei aqui que Janeiro é invernão mesmo, né? Principlamente em razão do vento, um vento muito frio. Paris venta o ano inteiro, então no inverno o frio piora um pouco por conta disso. Porém com as roupas certas a gente consegue curtir a cidade sim.


Abusem das roupas corta-vento e roupas que se chamam "segunda-pele". Essas são quentinhas e ficam por baixo da sua roupa principal. Sem contar as toucas e luvas, que precisam ser das boas para poder te deixar aquecido.


Não esqueçam dos cachecóis, que precisam ser de inverno mesmo, bem quentinhos. Deixei ao final desse post um vídeo falando somente dos cachecóis, como escolher um bom e como utilizar. Dá uma olhada lá!


Uma coisa muito importante é o hidratante, tragam porque a nossa pele resseca muito.


Sei que posso ter te deixado preocupado com a sua viagem nesse inverno todo, mas com coragem e disposição vocês vao conseguir curitr muito, além de querer voltar. Tenho certeza :)



Curta e compartilhe este post se você tiver gostado das dicas e não deixe de me seguir no instagram para saber tudo que está rolando na íntegra: @camilaemparis.


Espero que eu tenha te ajudado a arrumar sua mala rumo à cidade Luz!


Para um conteúdo mais completo, veja os vídeos na íntegra.




10 visualizações0 comentário