top of page
  • Foto do escritor@niaraluz

FOTOGRAFIA EM PARIS #05: FOTOS NO OUTONO

Atualizado: 23 de ago. de 2023

Se você está pensando em viajar à Paris no outono e quer fazer o registro da sua viagem com um fotógrafo, saiba o que esperar do clima e como ficam os cenários parisienses, tudinho neste post.



As estações do ano em Paris são muito marcantes, as cores e o clima realmente mudam e precisamos ficar sempre atentos a essas mudanças para realizar nossos passeios fotográficos.


O outono inicia no dia 21 de Setembro e vai até 21 de Dezembro, e é marcado pela quantidade de folhas caídas nas calçadas e um maior contraste nas cores. O sol é pouco presente, os dias começam a ficar mais curtos e rapidamente o clima se transforma em inverno, com ápice em novembro.


Antes de ler esse post, fique por dentro das carasterísticas do clima de cada mês que abrange o inverno e o que trazer na sua mala nos meses de Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro com conteúdo completinho que a @camilaemparis fez par vocês aqui no meu blog.


E como é que a gente sabe o que vestir para as fotos nessa estação do ano que pode ter um clima mais ameno ou intenso de frio? Vou te contar tudinho aqui.


MELHOR HORÁRIO PARA REALIZAR AS FOTOS


Quando inicia o outono começamos a ver os dias ficando mais curtos, com o nascer do sol às 7h50 e o pôr do sol às 19h30 no comecinho. Já ao final desse período, próximo ao inverno, temos os dias mais curtos do ano, com o nascer do sol às 8h40 e o pôr do sol às 16h50.


Nesse período, o melhor horário para realizar o passeio fotográfico será sempre entre as 8h-9h e no final do dia as 15h-18h. Alguns viajantes acham o horário muito tarde para começar as fotos, porque gostariam de curtir a cidade desde cedinho.



Antes das 8h da manhã o cenário fica com aspecto muito noturno ou nublado mesmo, fazendo suas fotos ficarem escuras, sem a beleza da luz natural do dia amanhecendo. Sim, mesmo o dia amanhecendo nublado, a luz é muito importante para sua foto sair linda, como as que você vê por aí.


COMO FICA O CENÁRIO PARISIENSE NO INVERNO?


O cenário parisiense nesse período vai estar coberto de folhas no chão (mas muitas mesmo), com as árvores mais amareladas no comecinho do outono e depois já sem folhas no final da estação. O clima fica mais nublado nesse período também e um pouco chuvoso.



Para você pegar um cenário bem de outono mesmo, você deve agendar sua sessão no mês de Outubro. Antes disso as folhas ainda não começaram a cair tanto e depois é possível de encontrar as árvores já sem folhas alguma.


QUAL ROUPA VESTIR PARA AS FOTOS?


A dica mais valiosa de todas que eu sempre dou aos meus clientes é: venham com roupas confortáveis, pois o momento das fotos ainda é um momento de passeio e conhecimento da cidade. Então para poder aproveitar ao máximo esse dia, não deixe de lado o conforto e escolha roupas que tenha a sua personalidade.


Além disso, gosto de lembrar que Paris é muito cinza, então as cores são muito bem vindas para as fotos. As tonalidades variam de tendência ano a ano, e a imagem abaixo é a tendência do outono/inverno 2022, segundo a Pantone Color Institute.



Abuse mesmo das cores, do listrado e quadriculado que fica lindo nos cenários parisienses. Escolha botas que sejam confortáveis de andar e quentinhas, saias plisadas e tamanho midi são boas escolhas. As meias-calça são sempre tendência quando se fala de moda francesa.


Os casacos são diversos e os que são tamanho sobretudo são muito usados pela Europa. E além de boinas e cachecóis, alguns acessórios como chapéus e óculos de sol são muito bem vindos mesmo no outono.



Espero que eu tenha te ajudado a imaginar e organizar sua mala para sua sessão de fotos no período do inverno por aqui. Fique de olho no meu instagram @niaraluz.fotografia para acompanhar todas as dicas que eu dou por lá

89 visualizações0 comentário
bottom of page