• @niaraluz

FOTOGRAFIA EM PARIS #04: FOTOS NA PRIMAVERA

Se você está pensando em viajar à Paris na primavera e quer fazer o registro da sua viagem com um fotógrafo, saiba o que esperar do clima e como ficam os cenários parisienses, tudinho neste post.



As estações do ano em Paris são muito marcantes, as cores e o clima realmente mudam e precisamos ficar sempre atentos a essas mudanças para realizar nossos passeios fotográficos.


A primavera inicia no dia 21 de Março e vai até 21 de Junho, e é marcado por dias mais longos, ainda com um pouquinho de frio pela manhã e noite, mas um solzinho mais quentinho na parte da tarde. O sol é mais presente e ele já começa a aparecer bem cedinho e demora um pouco para se pôr.


Antes de ler esse post, fique por dentro das carasterísticas do clima de cada mês que abrange a primavera e o que trazer na sua mala nos meses de Março, Abril, Maio e Junho, conteúdo completinho que a @camilaemparis fez par vocês aqui no meu blog.


Fazer um ensaio fotográfico na primavera preocupa um pouco quem está vindo nessa estação por não saber se vai passar frio ou calor, então esse post é destinado apenas aos viajantes que planejam fazer suas fotos de viagem em Paris.


MELHOR HORÁRIO PARA REALIZAR AS FOTOS


Quando inicia a primavera já começamos a viver os dias mais longos e com mais sol presente, com o nascer do sol às 7h00 e o pôr do sol às 19h00. Já ao final desse período, próximo ao verão, temos os dias mais longos do ano, com o nascer do sol às 5h40 e o pôr do sol às 22h00.


Nesse período, o melhor horário para realizar o passeio fotográfico será sempre entre as 7h-8h e as 19h-20h do dia. Alguns viajantes acham o horário muito cedo para começar as fotos, porque acabam ficando muito cansados da viagem e encontrar dificuldade de acordar cedinho.


Mas vale muito a pena e vou explicar o por quê.


Como o sol nasce muito cedo, as 9h da manhã o sol é tão forte quanto o sol do meio-dia, deixando o aspecto da imagem muito quente e com sombras muito "duras". Começando as fotos o mais próximo possível do nascer do sol, teremos sempre aquele tom bem suave do céu e da luz do sol que são os mais bonitos do dia.



No exemplo acima, as duas fotos foram feitas em horários diferentes, a primeira próximo ao horário do nascer do sol e a segunda na parte da tarde. O sol cedinho tem menos força e não causa sombras muito duras no roto e no cenário, já o sol da tarde é mais presente, causando sombra bem dura em todo cenário.



COMO FICA O CENÁRIO PARISIENSE NA PRIMAVERA?


Viajar à Paris nesse período você vai encontrar uma cidade bem florida e colorida, com as árvores começando a ficar verdinhas novamente, e um céu mais azul com mais frequência. O vento da cidade faz com que a sensação térmica seja ainda um pouco mais baixa, mas você encontra um tempinho mais quente no período da tarde. Pode acontecer de chover ainda, mas são sempre chuvas muito passageiras.




Durante a primavera as fontes de água da cidade, que antes ficavam desligadas, voltam a funcionar, os gramados, que também ficavam interditados, começam a ser liberados para os tão famosos picnics e a tão conhecida floração das cerejeiras acontece por toda cidade.


QUANDO FLORESCE AS CEREJEIRAS?


As cerejeiras não tem uma data certa para florescer, mas geralmente acontece na primeira semana de Abril e dura apenas três semanas. É realmente bem rapidinho, mas mesmo antes do mês de Abril chegar, você pode encontrar algumas cerejeiras brancas florindo pela cidade.


Anota ai quais locais vale a pena fotografar durante essa floração: Jardin du Trocadéro, Jardin du Palais Royal, Jardin des Plantes e o tão famoso Parc de Sceaux que vira uma atração até para os franceses nessa época.


QUAL ROUPA VESTIR PARA AS FOTOS?


A dica mais valiosa de todas que eu sempre dou aos meus clientes é: venham com roupas confortáveis, pois o momento das fotos ainda é um momento de passeio e conhecimento da cidade. Então para poder aproveitar ao máximo esse dia, não deixe de lado o conforto e escolha roupas que tenha a sua personalidade.


Além disso, gosto de lembrar que Paris é sempre muito cinza, então as cores são muito bem vindas para as fotos. As tonalidades variam de tendência ano a ano, e a imagem abaixo é a tendência do primavera/verão 2022, segundo a Pantone Color Institute.


Abuse mesmo das cores, do listrado e quadriculado, além de estampas floridas que fica lindo nos cenários parisienses. Escolha botas ou sapatos que sejam confortáveis de andar, vestidos esvoassantes e saias tamanho midi são boas escolhas. As meias-calça são sempre tendência quando se fala de moda francesa.


Vale ainda trazer um casaquinho caso esteja frio no momento das fotos. E além de boinas e cachecóis, alguns acessórios como chapéus e óculos de sol são muito bem vindos ainda mais na primavera.


Um acessório ótimo para a primavera são aqueles lencinhos de tecido fino para dar um charme a mais, além de proteger do ventinho frio que faz aqui.



Compartilhe este post se você tiver gostado das informações.


Espero que eu tenha te ajudado a imaginar e organizar sua mala para sua sessão de fotos no período do inverno por aqui.

82 visualizações0 comentário