top of page
  • Foto do escritor@camilaemparis

VIAJAR PARA PARIS EM ABRIL E MAIO: CIDADE FLORIDA E DIAS DE FRIO, CHUVA, CALOR E NEVE

Atualizado: 23 de ago. de 2023

Nos meses que começa o calor, mas ainda não é verão, e que ainda faz um pouco de frio, mas já não é mais inverno, fica realmente difícil de conseguir pensar em qual roupa colocar na mala, e eu estou aqui para ajudar você a não passar perrengue na sua viagem a Paris na primavera.



A primavera é realmente marcada pelas constantes variações climáticas. As vezes o dia pode estar mais chuvoso e abrir um sol, podem ter diasde céu aberto bem azul e se tornar nublado, ou podemos viver dias de calor intenso e de repente... nevar! Pois é, foi o que aconteceu esse ano de 2022. Depois de uma semana de calor intenso, fomos pegos de surpresa por uma onde de frio muito forte, onde foi preciso tirar as roupas segunda-pele e botas do armário novamente.

Normalmente, os climas desses meses são muito parecidos, por isso vou tratar de Abril e Maio juntos em um post só para facilitar. No mês de Abril você pode encontrar temperaturas de 6 a 17 graus e um pouquinho mais quente em Maio de 9 a 20 graus.


A diferença entre os meses é que temos a floração das cerejeiras em Abril, que torna o cenário parisiense uma atração a parte, mas ainda assim a primavera por aqui é muito marcada pelas flores, árvores com mais vida e a volta do cenário mais verdinho por toda cidade.


Nessa estação do ano, os dias são mais parecidos com o clima do Brasil. Os dias amanhecem entre 6h-7h e termina as 20h-21h, e ainda vão ficando mais longos perto do verão (veja aqui o mês de Junho).


Não é por acaso que temos dificuldades de montar uma mala de viagem para essa estação. Mas é para isso que estou aqui e vou ajudar vocês, até o final deste post, a montar sua mala sem nenhum perrengue.


CLIMA PARISIENSE


A primavera vem para trazer mais alegria para a cidade que está saindo de um inverno sempre rigoroso e a gente até sente as pessoas mais alto astral. Os franceses aproveitam bastante esse período de sol e calor para saírem de casa e fazerem programas mais a céu aberto com a família.


Ainda não são meses de alta temporada, então a cidade é um pouco menos vazia, tornando as filas dos monumentos menores.


No mês de Abril também celebram a Páscoa, porém ao invés do feriado ser na sexta-feira, como no Brasil, o feriado aqui é na segunda-feira após a Semana Santa. Para eles é uma forma de celebrar o novo ciclo, chamando de "Segunda-Feira da Renovação".


Nesse final de semana acontecem diversas programações de missas por todo país, além disso, no domingo você pode encontrar eventos de Caça aos Ovos em vários lugares. Alguns desses eventos são gratuitos e outros são pagos, o que reúne muitas famílias com crianças pelas ruas da França.


No feriado é possível você encontrar alguns estabelecimentos fechados, então vale a pena pesquisar, com antecedência, se algum local que você quer ir vai estar aberto nestes dias.



O QUE APROVEITAR NESSE PERÍODO?


Este é o momento perfeito de visitar parques, praças e jardins. As árvores ficam mais verdes, as praças mais floridas, o gramado dos jardins mais bonito, um cenário bem alegre que se opõe muito daqueles dias cinzas e nublados do inverno.



A época das cerejeiras são curtas. Elas florescem na última semana de Março e duram apenas duas semanas, então não deixe de visitar o Jardin du Trocadéro, Jardin des Plantes e o Parc Sceaux que tem uma área dedicada somente a elas com dois espaços: um exclusivamente para as brancas e outro para as cor-de-rosa, as favoritas de todo mundo.


Mesmo após esse período você ainda vê a cidade mais florida mesmo nos parques Tuileries, Luxembourg e no Jardim de Versailles, não deixem de visitar esses lugares na primavera.


Como não são meses de alta temporada, então ainda não tem muitas filas nos pontos turísticos. Uma época ótima para subir na Torre Eiffel e apreciar a vista sem passar muito frio ou calor.


Por conta da temperatura, os passeios de barco no Rio Sena e de ônibus de turismo são ótimas escolhas.


Não deixe de comprar uma baguette, um vinho e sentar em um dos gramados pela cidade para fazer seu picnic, pode ter certeza que você não será o único a ter essa ideia e vai estar acompanhado de um ar muito alegre e festivo nessa época.

O QUE LEVAR NA MALA?

A grande questão da vez é, o que eu coloco na mala nesses meses de temperaturas tão incertas?


O ventinho frio vai estar sempre presente em toda época do ano, ele é o que mais faz a sensação térmica despencar, mesmo tendo um solzinho para aquecer durante o dia. Para essas estações gosto muito de recomendar o cachecol de tecido fino, aqueles que não são de inverno, mas que você pode colocar na mochila e levar com você durante todo o dia. Um acessório que transita em qualquer estação.


A melhor escolha sempre serão roupas de meia estação, como casaquinhos, moletons e blusas com manga 3/4 que dá para transitar entre calor e frio tranquilamente. A calça jeans é sempre uma ótima escolha, mas você também pode apostar em um vestido, saia ou até short que dê para usar com meia-calça.


A meia-calça fina nunca saiu de moda aqui na França, além de ser um acessório que pode te esquentar um pouco e que é fácil de retirar se ficar quente. Botas confortáveis de cano baixo e tênis também podem ser usados com meia-calça.


Jaquetas doudounes são uma ótima escolha também, pois elas são finas e leves, não amassam e ter o poder do corta-vento que vai ajudar muito na caminhada pela cidade.



Curta e compartilhe este post se você tiver gostado das dicas e não deixe de me seguir no instagram @camilaemparis para saber tudo que está rolando em tempo real na capital da baguete.


Espero que eu tenha te ajudado a arrumar sua mala rumo à Paris!


Para um conteúdo mais completo, veja os vídeos na íntegra.




98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page