top of page
  • Foto do escritor@camilaemparis

VIAJAR PARA PARIS EM AGOSTO: SORVETE, PRAIA ARTIFICIAL E FÉRIAS ESCOLARES

Atualizado: 23 de ago. de 2023

O mês mais querido dos franceses, mas nem tão queridinho assim dos turistas. Saiba tudo sobre viajar para a França no mês de Agosto, o ápice do verão europeu.



Os meses de Julho e Agosto são marcados por elevadas temperaturas, mas este é considerado o mês ápice do verão europeu, chegando na média dos 25 a 30 graus, em Paris, e podendo até chegar aos 45° como aconteceu em 2019, devido ao fenômeno natural Canicule que tem aterissado na região parisiense nos dois últimos anos, mas que não chegou a acontecer agora em 2021.


Como as estações e os climas estão mudando muito de ano para ano, é interessante você acompanhar como está o clima parisiense pelo menos uma semana antes da sua viagem.


Nesse mês ainda temos dias um pouco mais longos, com o sol nascendo entre 6h25 e 07h10 e se pondo às 21h30 e 20h30 no final do mês.


Por ser alta turística e férias escolares, essa é uma época que encontramos mais pessoas estrangeiras do que franceses dentro de Paris. Então fique atento à todas as dicas desse post para você poder aproveitar ao máximo sua viagem nesse mês de Agosto.


CLIMA PARISIENSE


No mês de agosto, os parisienses não perdem tempo e fazem as suas malas para curtir esse calorzão nas praias do litoral europeu. E como é que fica a cidade sem os franceses?


A circulação de trens e metrôs, além de carros, diminuem muito, porque não tem mais a rotina parisiense nos horários de pico, e isso acaba sendo ótimo para os turistas que vão poder pegar um vagão sem uma super lotação.


Muitos restaurantes, padarias e lojas fecham suas portas durante esse período para também tirarem suas tão esperadas férias. Mas fiquem tranquilos que não são todos os comércios que se fecham. Os locais mais turísticos permanecem abertos, como a Galerie Lafayette e a Champs Elyssés. Esse fato acontece mais em locais residenciais, porém mesmo assim é importante verificar no site oficial do estabelecimento que você tem muita vontade de conhecer, só para garantir que ele funcionará normalmente (ou não) nesse período.


Os museus e os monumentos não fazem parte dessas férias coletivas. O programa tradicional do roteiro de Paris não é afetado. Ufa, né?


O lado bom é que, com tudo isso, será possível circular melhor pela cidade, porém o lado ruim é que qualquer atração turística fica muito cheia, por ser alta temporada.


Eu dou uma dica sobre o Paris Museu Pass em um vídeo, no meu canal do Youtube, que vai ajudar você a evitar as filas dos monumentos. Se você ainda não conhece, ou sabe mas tem algumas dúvidas, não deixe de ver esse vídeo, clicando aqui.


O QUE APROVEITAR NESSE PERÍODO?


Eu recomendo desde Julho para vocês fazerem picnics, aproveitarem os finais de tarde que ainda estão super agradáveis, ir na parte da manhã na Torre Eiffel ao invés do final da tarde e também subir no Arco do Triunfo para terem toda a vista de cima de Paris.


Os passeios de ônibus ainda recomendo nesse mês também, porque o ventinho batendo no rosto é muito gostoso enquanto você conhece a cidade de forma bem confortável.


Recomendo o evento do Paris Plage, onde eles constroem uma praia artificial na beira do rio Sena, e a galera curte uma praia no meio de Paris. Parece inacreditável, mas acontece mesmo. Para quem curte um passeio noturno, os passeios de bike à noite, com a cidade toda iluminada em uma temperatura super agradável, vale muito a pena.


Como uma boa apreciadora de sorvetes, preciso convidar vocês a conhecerem os sorvetes mais gostosos de Paris. O mais conhecido e mais antigo é o Berthillon, mas ele fica fechado no mês de Agosto. Porém tem outras ótimas opções como o Amorino e a GROM, que também são ótimas e recomendo, além do Magnum Pleasure, um estabelecimento que fica aberto somente durante o verão e te proporciona apreciar um sorvete Magnum criado por você.


Um passeio que todo mundo recomenda é conhecer a casa e os Jardins de Claude Monet, em Giverny. Funciona de abril até outubro, das 9h30 as 18h, e você pode ir de RER (trem) saindo de Paris, um bate-volta de 1 hora de viagem. Se você tem um pézinho na historia com Monet, ama arte e se interessa em conhecer o local que inspirou seus quadros, é o momento certo de você fazer esse passeio.


O QUE LEVAR NA MALA?


Minhas dicas para o mês de Agosto não será diferente do mês de Julho, pois o melhor ainda é colocar na mala o guarda-roupa que você usa no verão brasileiro.


Ainda não é o momento de se preocupar com roupas de frio, mas para quem é mais friorento, é interessante colocar um casaquinho leve ou até um lenço fino na mochila durante o passeio, pois no comecinho da manhã e final da tarde pode cair a temperatura.


Chapéu, boné, tênis e sandálias confortáveis, protetor solar e muita água. Eu gosto muito de lembrar as pessoas que Paris venta MUITO, muito mesmo. Então mesmo que esteja calor, vai ter um momento do dia que você pode sentir um friozinho por conta dos ventos fortes, principalmente se estiver caminhando na beira do rio Sena.


Curta e compartilhe este post se você tiver gostado das dicas e não deixe de me seguir no instagram para saber tudo que está rolando na íntegra: @camilaemparis


Espero que eu tenha te ajudado a arrumar sua mala rumo à cidade Luz!


Para um conteúdo mais completo, veja os vídeos na íntegra.



137 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page