top of page
  • Foto do escritor@francescombiquinho

FRANCÊS PARA LEIGOS #02: PRIMEIROS CONTATOS COM A LÍNGUA NA SUA VIAGEM À PARIS

Atualizado: 23 de ago. de 2023

Qando a gente embarca no avião já começa aquela ansiedade de chegar logo na terrinha do croissant, e acabamos esquecendo que ao desembarcar você irá passar pela tão temida imigração. Mas calma que este post vai te ajudar a se preparar melhor para esse momento.



Seja muito bem-vindo(a) à França!

Você acabou de chegar e mesmo que esteja eufórico(a) de finalmente estar no país do seus sonhos, já começa a ficar nervoso(a) por não entender nada das placas e do que as pessoas estão falando à sua volta. Você até sabe um pouco de inglês (ou nada), mas não sabe se isso vai te ajudar na sua viagem? Convido você a ver o post que conto como funciona a língua inglesa na França e ainda dou algumas palavras-chave para ajudar na sua viagem, clicando aqui.


MOMENTO DA IMIGRAÇÃO


Você já deve ter lido que essa etapa da viagem não é nada divertida, mas ela pode ser menos preocupante se você estiver bem preparado para esse momento.


Abaixo eu mostro as principais perguntas que poderão ser feitas assim que chegar a sua vez no guichê policial. Leia atentamente as frases para entender o que eles podem estar pedindo e para que você possa responder cada uma delas com calma.



*Para saber como pronunciar o som do ë, ü e ä, vai no instagram do @francescombiquinho que está tudo explicado lá.


A situação acima é a mais tranquila de todas, mas sabemos que dependendo de quem te atenda, as perguntas sobre a sua viagem podem ser mais longas. Então veja a seguir mais alguns exemplos de outros documentos que podem ser pedidos na sua entrada na França.



Para evitar muitas perguntas, no caso de quem não sabe muito francês (mesmo inglês), é ter em mãos todos os documentos, endereços, conta do banco, todos impressoas e entregar ao oficial assim que ele pedir a primeira documentação, após o passaporte, ou deixar disponível, à mostra, em cima do balcão de atendimento, para ele pegar quando for necessário.


DENTRO DO AEROPORTO


Passando pela imigração, você irá se deparar com diversas placas de informações. Então veja mais algumas palavras para não ficar perdido(a) dentro do aeroporto.


Entrée: entrada

Sortie: saída

Retrait des bagages: recolhimento da bagagem, onde ficam as esteiras para pegar sua bagagem

Arrivées: chegadas

Départs: partidas Toiletttes: banheiro, toalete Se você tem uma conexão à fazer, veja quais palavras você precisa ficar atento:

Un vol de correspondance: um vôo de conexão S’enregister: check-in Carte d’embarquement: ticket de embarque

L'embarquement: embarque

Débarquement: desembarque Porte: portão de embarque

Agent de bord: comissários de bordo

Une valise: uma mala

Un sac: uma mochila ou uma bolsa


Encontrando a SORTIE (saída) do aeroporto, você pode ir até o seu local de hospedagem de transporte público. O lado bom de Paris é que temos muitas estações de metrô e trem de fácil acesso.


Para isso, você vai precisar seguir as placas que dizem Mêtro ou RER, mas isso já é assunto para um outro post. Acompanhe aqui para não perder nenhuma dica!



Bom, espero que esse conteúdo te ajude a não passar nenhum perrengue dentro dos aeroportos franceses e que esse seja o começo de uma viagem sem complicação com a língua para você que acompanha todas essas dicas.


Não esqueça de salvar este post ou enviar para um amigo que vai fazer uma viagem pela França.

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page