top of page
  • Foto do escritor@francescombiquinho

FRANCÊS PARA LEIGOS #01: PALAVRAS-CHAVE PARA SUA VIAGEM NA FRANÇA

Atualizado: 23 de ago. de 2023

É o seu sonho viajar pela França, mas você não fala francês e, além disso, ouviu falar que os franceses não tem paciência com quem fala outras línguas. Saiba que é possível fugir desse transtorno e eu, Maeva do @francescombiquinho, vou explicar qual a melhor forma de abordá-los e ter uma boa experiência em sua viagem à França.



Quando você viaja para um outros país, você geralmente precisa entrar em contato com os locais, nem que seja para pedir comida, informações ou ajuda nas direções.


Para você ser bem atendido, em qualquer lugar do mundo, você precisa entender, mesmo que minimamente, como funciona a cultura e os comportamentos daquela sociedade que você está conhecendo, não é? Na França não é diferente. Existem algumas regras sociais que definem se você é mal-educado, ou não, e este post vai te ajudar a não passar por situações que poderiam ser evitadas.



FALAR INGLÊS NA FRANÇA JÁ RESOLVE AS COISAS?


Bom, falar inglês pode te ajudar sim a se comunicar por aqui.


Mas é importante eu explicar que muitos franceses não sabem falar inglês. É comum acharmos que todo o mundo usa a língua inglesa como segunda língua materna, mas essa não é a realidade.


Nós estudamos inglês desde os 10 anos de idade, porém é mais provável que você encontre jovens que possam se comunicar com você em um inglês, em um nível mais básico/intermediário, do que senhores(as) de mais idade.

Sabendo isso, mesmo se você tiver o melhor inglês de todos, saiba que muitos garçons ou atendentes de lojas, por não saberem falar bem o inglês, preferem insistir em falar com você na língua francesa.


Contudo, se você fala inglês, ou não, o melhor a fazer é aprender um pouco do francês para você ter a melhor experiência em sua viagem pela França.



TENTEI FALAR INGLÊS NA FRANÇA E FUI MAL ATENDIDO


Pois é, em qualquer lugar do mundo, quando você não se comunica de forma educada, as pessoas não são legais com você e se recusam a te ajudar, não é mesmo?


Na França não é diferente. Nós nos importamos MUITO com a polidez, chegando a ser um pouco exagerado até. Por isso que é importante entender as regras sociais francesas, para você saber qual tipo de comportamente deve ter ao abordar alguém pelas ruas.


Vamos lá...


Toda vez que se comunicar com alguém, não esqueça os cumprimentos e nem as despedidas. Palavras como "BONJOUR" ao início de uma frase e "MERCI" ao final dela, são essenciais. Caso contrário, é bem provável que vão te achar mal-educado e não vão estar dispostos a te ajudar.


Você pode até perguntar se a pessoa saber falar inglês para poder te ajudar:


- Bonjour, est-ce que vous parlez anglais ?

/ bomjurr, ésskë vu parlê änglé ? /


Então, como falamos anteriormente, você pode falar inglês, alemão, japonês, ou até mesmo francês, mas se você não abordar um francês do jeito que ele acha educado, ele vai ser "também" grosso com você.


Dessa forma, eu te recomendo muito aprender as palavrinhas seguintes, que são obrigatórias na França e que devem ser usadas tempo INTEIRO até você enjoar de tanto que falou! rs


Sim, sim! Às vezes as pessoas aqui se agradecem uns aos outros por horas...



Dá para entender o que eu quero dizer? O francês não tem limites no agradecimento e não vai entender se você pedir uma informação e depois não agradecer pela ajuda que ele te deu. Ele também não vai entender se você já chegar falando com ele sem cumprimentá-lo.


Para ele isso é falta de educação.

Veja abaixo algumas palavras obrigatórias para abordar um francês:


Para saber mais e conhecer sobre o som da fonética fazendo biquinho, me segue lá no perfil do instragam @francescombiquinho.


Veja agora algumas frases que vão poder te ajudar em Paris:


- Bonjour Madame/Monsieur, je cherche les Champs Elysées, s’il vous plaît.

- Bonjour, c’est la première à droite.

- Merci beaucoup, bonne journée /au revoir.


- Bonjour Monsieur, excusez-moi, pour aller à la Tour Eiffel, c’est bien ce métro qu’il faut prendre ?

- Oui! C’est bien cette ligne.

- Je vous remercie, au revoir.


E veja também quais formas você JAMAIS pode abordar um francês:


- Oi, Moço(a)...

- Hey...

- Pssiu!


IMPORTANTE: A palavra garçon, em francês, é menino. Para chamar por um garçom em um restaurante, basta olhar para ele e levantar a mão discretamente, ou falar: S’il vous plaît, olhando para ele.

Mesmo que ele demore um pouco a te atender, se ele te viu chamando, ele virá. Não fique insistindo, porque esse comportamento também pode ser visto como mal-educado. Mas esse pode ser um assunto para outro post.



Bom, posso dizer que vocês encontrarão pessoas que são mais temperamentais e duras aqui por Paris, mas se você usar essas palavras-chave, você provavelmente terá mais chance de ter uma boa comunicação com os franceses e conhecer pessoas legais.


Não esqueça de salvar este post ou enviar para um amigo que vai fazer uma viagem pela França.

80 visualizações0 comentário
bottom of page