top of page
  • Foto do escritor@niaraluz

ROTEIRO FOTOGRÁFICO #01: TORRE EIFFEL

Atualizado: 23 de ago. de 2023

Se você está procurando por um roteiro de fotos pela Torre Eiffel completinho, este post vai te ajudar a encontrar todos os cantinhos e cenários escondidos que nós, fotógrafos, usamos para fazer os passeios com nossos clientes.



Um passeio completo tendo a Torre Eiffel de cenário vai levar umas 3 horas do seu dia, contando somente com os arredores dela. A Torre Eiffel pode ser vista de outras cidades além de Paris, de tão grande que ela é, então já pode imaginar quantos locais é possível fotografar com ela de fundo, né?

Escolha começar o seu passeio bem cedinho, pois muitos turistas chegam nos pontos turísticos por volta das 9h, então se você quer pegar algum ponto fotográfico vazio e livre de perrengues, escolha começar bem cedinho. Você pode começar o seu passeio por 4 estações de metrô diferentes. Todas elas serão citadas ao longo do post abaixo. Vamos lá? :)

ARREDORES DA TORRE EIFFEL


O mais tradicional é iniciar pela estação Trocadéro (linha 6) que te deixa no ponto mais conhecido que é a Place do Trocadéro, onde vemos a Torre Eiffel do alto e onde fazemos as fotos mais clichês de todo o passeio. Descendo nesta estação, você vai explorar toda a região do Trocadéro, desde o Palais de Chaillot, as tão famosas escadarias, até os Jardins du Trocadéro, onde possui as famosas fontes de água e o carrossel.



Daqui você pode seguir sua caminhada até a Rue de Camoes, que fica apenas a 6 minutos dali, antes de atravessar o Rio Sena. Essa rua é linda pela vista da Torre Eiffel ser entre a linda arquitetura parisiense.


O passeio à partir daqui pode seguir para a Pont de Bir-Hakeim, uma caminhada de mais 8 minutinhos. Já no início da ponte você tem um cenário maravilhoso do Rio Sena com a Torre Eiffel de fundo, sem contar com a estrutura maravilhosa da ponte que suspende o metrô da linha 6, entre as estações Passy e Pont de Bir-Hakeim, que é um colírio para os olhos de quem ama uma perspectiva. Ao final da ponte, você encontra um espaço aberto com uma vista, como um mirante para esse cenário deslumbrante. Ali também tem um arco, que faz parte da estrutura da ponte, que proporciona fotos muito lindas.



Ao final da ponte você já vai estar na estação de metrô Pont de Bir-Hakeim, uma das opções de iniciar o seu passeio é por aqui também. Vamos continuar nosso passeio, agora em direção à Torre Eiffel. Daqui vamos até a Rue Buenos Aires, onde você pode tomar um café com vista para a Torre e ainda fazer mais uma foto da arquitetura parisiense e a Dama de Ferro de fundo. A Rue Buenos Aires possui o mesmo cenário da Rue de l'Université, que fica exatamente do lado oposto, mas que também é muito procurada pelos turistas para fazerem uma foto bem "Instagrammer".


Agora que chegamos aos pés da Torre Eiffel chegou a vez de explorarmos a Champs de Mars, um campo aberto de gramado e árvores que fica fechado durante o inverno, e que convida a fazer um belo picnic por ali seja no almoço ou final do dia. Nesse momento vale a pena sentar, respirar, descansar os pézinhos para depois continuar a caminhada, pois vamos pegar o maior trecho até a Pont Alexandre III logo em seguida. Ao final da Champs de Mars, temos a estação de metrô École Militaire, linha 8, que é a terceira opção de onde você pode começar esse passeio.


A caminhada até a Pont Alexandre III é de aproximadamente 20 minutos, mas você pode fazer uma pausa em um dos cafés mais procurados também e comer um croissant com vista para a Torre Eiffel bem ao final da rua. Para isso, vamos seguir nossa caminhada pela Rue Saint Dominique. Nela você encontra o Le Recrutement Café, já bem próximo do Hôtel des Invalides. Os cafés disponibilizam mesinhas do lado externo do seu estabelecimento, sendo possível se sentar com uma bela vista para a Torre Eiffel. Mas atenção, não se sente nas cadeiras sem antes pedir permissão ao garçon, ele que irá te atender e oferecer o assento. Geralmente a atitude de entrar e já se sentar nas mesas é considerada falta de educação por aqui, mas isso é assunto para outro post ;)



Chegamos no nosso ponto final, um tour quase 360 graus nos arredores da Torre Eiffel, chegamos na ponte mais charmosa de Paris. Por aqui você pode apreciar cada detalhe em ouro de sua arquitetura, além de ter uma vista mais de longe da Torre Eiffel com o rio Sena junto com o cenário. Nessa região você também encontra a estação de metrô Invalides, linha 8, a sua quarta opção de estação para poder começar esse passeio. Ufa! Passeio longo e recheado de lindas fotos que você pode fazer por aqui. Sem contar com a vista de cima do Arco do Triunfo, na cobertura da Galeries Lafayette e mais um monte de outras possibilidades de fotos para fazer com a Torre Eiffel de protagonista.



E ai, curtiu esse passeio fotográfico? Quer mais posts como esse? Comenta aqui para eu poder saber e não esquece de quebrar o galho para um amigo que esteja vindo. Manda esse post pra ele!

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page