top of page
  • Foto do escritor@niaraluz

FOTOGRAFIA EM PARIS #02: NO VERÃO

Atualizado: 23 de ago. de 2023

Se você está pensando em viajar à Paris no verão e quer fazer o registro da sua viagem com um fotógrafo, saiba como funciona a fotografia neste período, o que esperar do clima e como ficam os cenários parisienses, tudinho neste post.



As estações do ano na Europa são muito marcantes, as cores e o clima realmente mudam e precisamos ficar sempre atentos a essas mudanças para realizar nossos passeios fotográficos. O verão inicia no dia 21 de Junho e vai até 21 de Setembro, mas é marcado por dias nublados e de chuva entre as transições de estação e tem um pico alto de calor em Agosto, onde geralmente o país entra em alerta por conta do fenômeno que chamamos de "canicule", as famosas ondas de calor.


Antes de ler esse post, fique por dentro das carasterísticas do clima de cada mês que abrange o verão e o que trazer na sua mala nos meses de Junho, Julho, Agosto e Setembro em um conteúdo completinho feito pela @camilaemparis aqui no blog.

Esses fenômenos não acontecem por toda Europa, então esse post é destinado apenas aos viajantes que planejam fazer suas fotos de viagem em Paris.


MELHOR HORÁRIO PARA REALIZAR AS FOTOS


Quando se inicia o verão, começamos a viver os dias mais longos do ano, com o nascer do sol às 5h30 e o pôr do sol às 22h00, um dia que parece não ter fim. Já ao final desse período, próximo ao outono, temos dias mais normais, com o nascer do sol às 7h30 e o pôr do sol às 19h30. Nesse período, o melhor horário para realizar o passeio fotográfico será sempre entre as 6h-7h. Sim, é super cedo principalmente para os viajantes que costumam estar cansados das caminhadas do dia anterior e muitas vezes acordar nesse horário é um sacrifício. Mas vale muito à pena e vou explicar o por quê. O sol, à partir das 9h da manhã, já está muito alto e quente, sendo considerado já como um sol do meio-dia. Por conta disso, a sombra que o sol faz em nosso rosto, após esse horário, chamamos de "sombra dura" e precisamos ficar procurando por lugares que nos livrem dessa sombra para deixar a foto perfeita.


No exemplo acima, a primeira foto foi feita às 10h e a segunda às 7h. Você pode observar até a diferença da cor do céu, onde o sol está mais próximo da região da foto acaba por fazer essa mancha esbranquiçada, mas nos dá um céu mais azul e limpo, e quanto mais tarde mais amarelado ele fica.

Como falei no início deste post, existe um período em Agosto que o país sofre do fenômeno que chamamos de "canicule", que nada mais é que ondas grandes de calor que pairam pelo país. Nesse período eu evito ensaios após as 9h da manhã e faço uso de muita água, além de sempre procurar lugares frescos e de sombra para me proteger.


COMO FICA O CENÁRIO PARISIENSE NO VERÃO?


Viajar à Paris nesse período você vai encontrar uma cidade bem verdinha, com muitas folhas nas árvores, muitas flores decorando diversos cantinhos e um ar bem seco e quente.


Durante o verão todas as fontes de água da cidade ficam ligadas que nos dá um lindo cenário para nossas fotos, o que não acontece no inverno, já que não permanecem com elas ligadas nesse período.

Veja os posts neste blog sobre viajar em cada mês que abrange o verão para saber como se preparar melhor, além de saber o que trazer na mala: Junho, Julho, Agosto e Setembro.


PERÍODOS DE CHUVA


Nas transições das estações acontecem alguns períodos de chuva mais intensas que o normal. Geralmente esses períodos são em Junho e Setembro. Chuvinha de verão é uma delícia, mas sei que ninguém quer isso para suas fotos e todos esperam dias de muito sol e céu azul. O bom desse período é que a chuva não acontece o dia inteiro, na maioria dos dias, então é possível driblar o horário das fotos com o horário que vai chover. Por conta disso, não se preocupe em antecipar ou adiar o dia do seu ensaio com nenhum fotógrafo. Fique atento aos aplicativos de clima-tempo e observe até na noite do dia anterior das suas fotos como será o dia seguinte, assim é possível adiar ou adiantar somente o horário das suas fotos.


QUAL ROUPA VESTIR PARA AS FOTOS?


A dica mais valiosa de todas que eu sempre dou aos meus clientes é: venham com roupas confortáveis, pois o momento das fotos ainda é um momento de passeio e conhecimento da cidade. Então para poder aproveitar ao máximo esse dia, não deixe de lado o conforto e escolha roupas que tenha a sua personalidade.


Além disso, gosto de lembrar que Paris é muito cinza, então algumas cores se destacam muito bem nessa estação como o rosa, amarelo, laranja, azul e verde. As tonalidades variam de tendência ano a ano, e a imagem abaixo é a tendência do verão 2022, segundo a Pantone Color Institute.



Quanto às estampas, abuse do floral que fica lindo nos cenários parisienses, além das estampas listradas que são sempre tendência quando se fala de moda francesa.


Vestidos, saias, kimonos, sandálias, tênis, chapéus e óculos de sol são muito bem vindos.




Espero que eu tenha te ajudado a imaginar e organizar sua mala para sua sessão de fotos no período do inverno por aqui.


Fique de olho no meu instagram @niaraluz.fotografia para acompanhar todas as dicas que eu dou por lá ♡

135 visualizações0 comentário
bottom of page