• Niara Luz

Morar na França: O lado bom de morar fora do meu país!

No post anterior eu falei sobre como se preparar para morar fora do país, trazendo primeiro os aspectos ruins e problemáticos dessa experiência, já que não é muito abordado por aí.


Porém, existem muitos aspectos positivos para trazer aqui, que é tudo o que a gente mais quer saber e ouvir e viver! \o/ É importante saber que, mesmo esses dois posts sendo separados, no dia-a-dia os sentimentos de êxtase e frustação sempre andam em paralelo. E isso é perfeito para o nosso equilíbrio.


Não é por acaso que eu sempre digo "Quem tem oportunidade, precisa fazer isso pelo menos uma vez na vida" =)



Morar fora do país faz você perceber quantas culturas e maneiras diferentes de viver existem além da sua.


Você passa anos vivendo a mesma cultura e imaginando seu futuro de maneira bem parecida com o da maioria. Quando você está do lado de fora, você se depara com milhões de maneiras diferentes que as pessoas têm de viver a sua vida.


Se ver rodeado de pessoas de todo lugar do mundo é algo que demora a se tornar normal para você. Um mix de culturas e línguas que você, sabia que existia, mas não tinha se dado conta da real diversidade. Ter a noção de que existem tantos como você, que saiu do ninho, da sua zona de conforto, para tentar a vida em outro país, é muito surreal.


Morar na França é se acostumar com essa rotina. Um dos países mais visitados do mundo, você não encontra somente quem está morando aqui, tem turista no mercado, na padaria, atravessando a rua da sua casa, nos restaurantes, durante o ano inteirinho.


Morar fora do país é se ver pertinho de vários destinos que antes estavam muito longe de você.


Não importa qual país que você vai morar, quando você abre o mapa vê várias opções de destino que antes eram muito distantes ou que precisavam de maior planejamento para acontecer.


Eu sou defensora de que toda viagem é um investimento. Se você sabe aproveitar bem esses momentos, com certeza você retorna transformado, de alguma forma e sempre querendo mais.


Morar na França é ter uma Eurotrip disponível pra você o ano todo! É possível ir para Bélgica, Holanda, Alemanha, Suíca, Espanha e Itália em um simples final de semana. Alguns lugares o trem dura até 3 horas, outros a viagem de carro é de 8 horas e as opções de vôo são infinitas.


Morar fora do país é aprender mais sobre seu país de origem.


Independente do que você pensava quando você saiu do Brasil, em pouco tempo você começa a perceber aspectos, qualidades e características que você nunca tinha reparado do país que você nasceu e viveu por muitos anos. É impossível isso não acontecer com você! Uma hora você se vê mais patriota. Morar na França é como retroceder no tempo em diversos aspectos. A tecnologia é a principal delas. Muita coisa aqui ainda é resolvida por Correio. Sim. Precisei comprar selos, envelopes e sempre saio procurando lugar para imprimir os documentos que preciso enviar. Toda carta importante que deixo nas caixinhas dos Correios eu duvido que aquilo vai chegar no destino certo, mas chega. O sistema é muito manual ainda, mas de certa forma funciona.


A psicóloga Priscila Conte me convidou para falarmos um pouco mais sobre isso em seu canal, que você pode conferir logo a seguir.



0 visualização
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • whats

Niara Luz | Fotografia em Paris | 2020

niaraluz.fotografia@gmail.com
+33 7 78 69 72 13