• @niaraluz

FOTOGRAFIA EM PARIS #03: FOTOS NO INVERNO

Atualizado: 27 de fev.

Se você está pensando em viajar à Paris no inverno e quer fazer o registro da sua viagem com um fotógrafo, saiba o que esperar do clima e como ficam os cenários parisienses, tudinho neste post.



As estações do ano em Paris são muito marcantes, as cores e o clima realmente mudam e precisamos ficar sempre atentos a essas mudanças para realizar nossos passeios fotográficos.


O inverno inicia no dia 21 de Dezembro e vai até 21 de Março, e é marcado por dias muito curtos, frios, nublados e úmidos. O sol é pouco presente e quando ele surge é mais para enfeitar o céu do que realmente para nos aquecer. Pode ainda acontecer de nevar nos meses mais extremos de frio, mas isso não é comum em Paris sendo cada ano um ano diferente para se fotografar.


Antes de ler esse post, fique por dentro das carasterísticas do clima de cada mês que abrange o inverno e o que trazer na sua mala nos meses de Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março, conteúdo completinho que a @camilaemparis fez par vocês aqui no meu blog.


Fazer um ensaio fotográfico no inverno preocupa um pouco quem está vindo nessa estação tão friazinha, então esse post é destinado apenas aos viajantes que planejam fazer suas fotos de viagem em Paris.


MELHOR HORÁRIO PARA REALIZAR AS FOTOS


Quando inicia o inverno, já começamos a viver os dias mais curtos do ano, com o nascer do sol às 8h40 e o pôr do sol às 17h00, dias que duram só oito horas. Já ao final desse período, próximo a primavera, temos dias mais normais, com o nascer do sol às 7h30 e o pôr do sol às 18h30.


Nesse período, o melhor horário para realizar o passeio fotográfico será sempre entre as 8h30-9h e as 16h-17h do dia. Alguns viajantes acham o horário muito tarde para começar as fotos, porque gostariam de curtir a cidade desde cedinho.


Mas vale muito à pena e vou explicar o por quê.


Antes das 8h30 da manhã o cenário fica com aspecto muito noturno ou nublado mesmo, fazendo suas fotos ficarem escuras, sem a beleza da luz natural do dia amanhecendo. Sim, mesmo o dia amanhecendo nublado, a luz é muito importante para sua foto sair linda, como as que você vê por aí.


Outro aspecto importante é o sol, ele pode surgir a qualquer momento ou de um dia pro outro. Nessa época do ano os dias não são sempre os mesmos, pode haver dias de muita neblina e pouco frio, ou dias de muito sol e um frio muito forte.



No exemplo acima, as duas fotos foram feitas quase no mesmo horário em um intervalo de 2 dias, em Janeiro. O sol apareceu deixando o céu limpinho logo cedo, e no outro o dia amanheceu bem nublado e úmido, mas provavelmente o sol apareceu na parte da tarde. É sempre incerto.


COMO FICA O CENÁRIO PARISIENSE NO INVERNO?


Viajar à Paris nesse período você vai encontrar uma cidade bem cinza, com as árvores já sem folhas, e as pessoas vestindo muitas roupas pretas ou bege. O vento da cidade faz com que a sensação térmica seja ainda mais baixa do que realmente é e o tempo é mais úmido nessa época.




Durante o inverno a maioria das fontes de água da cidade ficam desligadas, mas mesmo assim não impede de termos um lindo cenário para nossas fotos, e o gramado da Champs de Mars fica fechada para preservação. Em alguns dias pode fazer tão frio que os gramados amanhecem congelados, assim como a água das fontes também.


NEVA EM PARIS NO INVERNO?


Quando a gente pensa em viajar para a Europa no inverno a gente já fica imaginando a neve caindo. Em Paris esse não é um fenômeno comum, mas é super possível de acontecer.


Cada ano é uma grande surpresa, pois tudo irá depende da umidade do ar, se está mais frio ou mais calor que os outros anos e mesmo assim ainda é difícil prever com muita antecedência que vai nevar na terra do croissant.


Em 2020 nevou poucos dias no final de Janeiro e na primeira quinzena de Fevereiro, mas a maior nevasca aconteceu somente em 2018. É sempre uma surpresa, cada ano é bem diferente um do outro.


QUAL ROUPA VESTIR PARA AS FOTOS?


A dica mais valiosa de todas que eu sempre dou aos meus clientes é: venham com roupas confortáveis, pois o momento das fotos ainda é um momento de passeio e conhecimento da cidade. Então para poder aproveitar ao máximo esse dia, não deixe de lado o conforto e escolha roupas que tenha a sua personalidade.


Além disso, gosto de lembrar que Paris é muito cinza, então as cores são muito bem vindas para as fotos. As tonalidades variam de tendência ano a ano, e a imagem abaixo é a tendência do outono/inverno 2022, segundo a Pantone Color Institute.



Abuse mesmo das cores, do listrado e quadriculado que fica lindo nos cenários parisienses. Escolha botas que sejam confortáveis de andar e quentinhas, saias plisadas e tamanho midi são boas escolhas. As meias-calça são sempre tendência quando se fala de moda francesa.


Os casacos são diversos e os que são tamanho sobretudo são muito usados pela Europa. E além de boinas e cachecóis, alguns acessórios como chapéus e óculos de sol são muito bem vindos mesmo no inverno.



Compartilhe este post se você tiver gostado das informações.


Espero que eu tenha te ajudado a imaginar e organizar sua mala para sua sessão de fotos no período do inverno por aqui.



70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo